Bolo Retinho e Perfeito

Muitas pessoas me perguntam como consigo fazer aquele bolo perfeito para o Naked Cake. E realmente, em especial para o Naked, o bolo tem que estar impecável, sem rachadura, sem quebrar… Só serve o melhor do melhor!

Acreditem se quiser, mas não tem segredo algum! O pulo do gato está no momento de preparar a forma para assar a massa. Assar numa forma untada e polvilhada interfere no processo de cozimento e no momento de desinformar. Por isso eu só uso papel manteiga! Sim, o simples papel manteiga… Deixa o bolo retinho, é uma moleza para desinformar e ajuda a evitar qualquer marca que esteja na forma.

Vou tentar fazer um passo a passo bem simples e objetivo.

1 – O material necessário: Papel Manteiga, tesoura, lápis e a forma (a minha aqui é de fundo removível)

2014-02-20 19.28.53

2 – Desenhar o fundo na forma no papel manteiga e cortar a circunferência:

2014-02-20 19.29.35 2014-02-20 19.30.00 2014-02-20 19.31.34

3 – Cortar um pedaço do papel manteiga num cumprimento que cubra todo o interior da forma, dobrar e cortar na altura aproximada da sua forma (aqui eu dobrei o papel no meio e cortei na linha).

2014-02-20 19.32.19 2014-02-20 19.33.08

4 – Agora sim untar a forma, apenas para “colar” o papel. Passe a manteiga e depois desenrole o papel manteiga por toda a circunferência da forma.

2014-02-20 19.34.52  2014-02-20 19.35.06 2014-02-20 19.36.02  2014-02-20 19.36.54 2014-02-20 19.37.32

4 – Corte o que sobrou do papel manteiga para não influenciar no processo de assar a massa.

2014-02-20 19.38.45

5 – Unte o fundo da forma e coloque o papel.

2014-02-20 19.40.12 2014-02-20 19.40.30

6 – Pronto! É só colocar a sua massa!

2014-02-20 19.41.00 2014-02-20 19.41.12 2014-02-20 20.01.14.1

7 – Olha aí o bolo perfeitinho!

2014-02-20 21.43.26-1  2014-02-20 21.43.46 2014-02-20 21.44.17

Espero que tenha ajudado! E não deixem de mandar a foto do bolo lindo de vocês!

Ah! Se quiserem alguma dica específica é só mandar um e-mail ou mensagem, ok?!

Beijos!

74 pensamentos sobre “Bolo Retinho e Perfeito

    • Olá, Everton! A receita, o segredo para ter o bolo retinho e perfeitinho já está nesta publicação… É forrar a sua forma com o papel manteiga! Qualquer receita de massa que você usar vai funciosar da mesma forma! Sucesso!

  1. Olá, Fernanda!
    Se seguir o passo a passo que dei acima, de como preparar a forma, não terá erro!
    Qualquer receita que usar vai dar certo e seu bolo vai ficar super retinho!
    Como pode ver, além do papel manteiga, o segredo é usar como a parte superior (o topo do bolo) a parte que fica no fundo da forma… Deu para entender?!
    Bom, espero que tenho muito sucesso e venha compartilhar com a gente depois!
    Beijinhos!

    • Olá, Cassia! Obrigada pelo contato. É interessante deixar o bolo esfriar para desinformar sim, dessa forma evita que ele quebre. Minha avó sempre dizia: “Afobado come quente, cru ou queima a lingua…” Ela não estava de todo errada! rsrsrsrs Beijinhos e sucesso!

      • Olá, querida! Pode usar forma de fundo removível sim, pode ser que vaze um pouco, mas seria uma quantidade insignificante. Recomento colocar uma forma maior com papel alumínio ou cobrir a parte de baixo do forno, pq aí se vazar, fica mais fácil para você limpar depois de frio 😉 Beijinhos!

  2. muito legal a dica. Mas ja usei papel manteiga e com temperatura de 180 graus mesmo assim dá aquela barriga. Na verdade, vou tentar o metodo da toalha molha pra ver se rola. ainda nao conheco uma dica na net que funcione

    • Olá, GG! Obrigada pela visita! Esse método super funciona para mim, até porque eu uso como todo do bolo a parte que ficou no fundo da forma, a que assou “grudadinha” com o papel manteiga… Então está sempre certinha e sem erro e a parte que cresceu demais ou de menos é só eu nivelar cortando conforme o necessário. Para mim nunca falha! Mas espero que encontre o que funciona para você e faça deliciosos bolos! Beijinhos!

    • Ana, sem desespero! Rsrsrs Acredite ou não, nossa ansiedade afeta muito em todo o processo da cozinha. Simplesmente porque quando estamos ansiosas não prestamos toda a atenção ou cuidado para cada detalhe do que estamos fazendo… Mas vamos lá, crescer no meio pode ser por vários motivos, açúcar demais, fermento, quantidade se massa para o tamanho da forma. Mas nada disso impede de você cortar a parte extra que cresceu para nivelar o bolo e usar como todo o fundo do bolo, aquela parte que assou “grudada” na forma com o papel manteiga! Espero ter ajudado, viu? Dê notícias! Beijinhos!

    • Olá, Nea! Obrigada por visitar nosso site! Se seguir essa dica de preparo da forma, já irá ajudar bastante no preparo de um bolo para ser confeitado. Com relação a dicas para decorá-lo, o céu é o limite! Buttercream é ótimo! Flores e frutas são sempre charmosos… A internet está recheada de incríveis tutoriais para ajudar a sua criatividade! Sucesso! Beijos!

  3. Gostei muito da dica
    Parabéns por colaborar com as pessoas que são iniciantes e gostaria muito de receber + dicas pois não tenho tempo para participar de curso
    Obrigada

    Lili

    • Olá, Debora! Tudo bom? A forma da foto é de 15cm de diâmetro e 10cm de altura! Por ser uma forma alta demora um pouquinho mais para assar e isso pode ressecar a massa, mas o tempo de fornada depende mais do seu forno, por isso não da para ser preciso. Espero ter ajudado! Beijinhos!

    • Olá, querida! Então, pode ser que esteja colocando muito recheio, os faz com que ele “transborde” e crie bolhas e/ou barrigas; ou na hora de cobrir pode estar entrando ar e quando alisa não sabendo retirar corretamente. Tem que ver se seu pré mármore ou ganache estão bem alisado … São muitas coisas e principalmente detalhes que fazem toda a diferença no acabamento. Faça o próximo com muita calma e atenção e vai reparando no seu passo a passo, reveja se algo não tem que ser ajustado. Qualquer coisa pode voltar, viu! Espero ter ajudado! Beijinhos!

  4. Bom dia amei sua dica sobre o bolo não fiz ainda mas vou fazer gostaria de uma dica como faço pra massa do bolo ficar molhadinho a parte de cima para rechear a de baixo fica bem molhada mas a de cima fica seca obg

    • Que bom, Vilma! Fico feliz que tenha gostado! Depois que fizer, vem dizer e mostrar como ficou!
      Bom, para o bolo ficar molhadinho, eu faço apenas uma calda de água com açúcar (para não alterar o sabor do bolo) e molho toda a camada do bolo antes de colocar o recheio. Quando é o topo eu molho a parte que vai ficar em contato com o recheio também é depois viro no bolo. Dá um cadinho de trabalho, principalmente nos bolos grandes, mas vale a pena! Beijinhos!

  5. Maravilhosa a dica …E não precisa enfarinhar,apenas passar a mentira na forma para colar o papel manteiga…Uauuu.
    Keka vc teria uma massa para forma de 25 cm com 10 de altura tenho dúvidas quanto a isso..
    Obrigada

    • Querida, a questão de quantidade de massa por forma, vai de cada receita. Eu não costumo usar forma de 10cm de altura mais, demora muito para assar e estava precisando otimizar o tempo de forno aqui por conta da produção aumentando.

  6. Olá boa noite ou madrugada estou fazendo um bolo para o aniversário do meu filho e estou triste só de olhar pra ele pronto é que depois de assado fica tipo uma bola no meio não fica todo por igual. O que estou fazendo de errado se vc puder me dar uma dica vou ficar eternamente grata. Aguardo sua resposta.

    • Olá, querida! Não tem problema a bola no meio. Distribua sua massa em mais de uma forma do mesmo tamanho e depois de assado o que ficar alto você corta, nivelando o bolo e use o fundo (a parte mais retinha e firme) como o topo! Vai dar certo!

    • Bom, Carla, aí tem que ver se a temperatura não está muito alta, se o fermento está ok, se não está colocando mais massa do que o indicado por forma… Tem vário motivos para dar barriguinha. O meu costuma dar também, basta cortar essa parte, nivelando o bolo e usar o fundo (que é a parte mais retinha) como o topo! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s